segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Por favor, leia professor.

No  livro CAL  ROGERS da coleção EDUCADORES , MEC, traduzido por Marcos Antonio Lorieri, nós, professores encontraremos textos que, de forma clara e resumida, nos falam sobre APRENDIZAGEM.
O tradutor do texto inicia a sua abordagem sobre o tema APRENDIZAGEM,  fazendo a seguinte pergunta: o que é a aprendizagem? Para nossa surpresa, veja o que ele escreve sobre a pergunta feita. "Se o propósito do ensino é promover aprendizagem, é preciso então indagar o que queremos dizer com essa expressão. Aqui, torno -me veemente. Quero falar sobre aprendizagem,mas não da matéria morta,estéril,fútil e rapidamente esquecida que é entulhada na cabeça do pobre desamparado indívíduo preso à sua cadeira por férreas amarras de conformismo! Quero falar sobre APRENDIZAGEM com letras maiúsculas - aquela insaciável curiosidade que leva o adolescente a absorver tudo o que pode ver, ouvir ou ler, a fim de melhorar a sua eficiência. Quero falar sobre o estudante que diz: - Estou descobrindo, haurindo do exterior, e tornando aquilo que hauro uma parte  real de MIM. Quero falar sobre qualquer aprendizagem na qual a experiência do que aprende progride ao longo desta linha: - Não,não,não é isso o que quero. - Espere aí! Isso se aproxima mais daquilo em que estou interessado, do que preciso. - Ah, aqui está! Agora estou apreendendo e compreendendo o que PRECISO e o que quero SABER! 
Após esse texto  leia as seguintes sílabas: baz , ent, nep,arl, lud. Agora eu te pergunto: -você entendeu alguma coisa? Pois bem; essas sílabas não são fáceis de aprender e têm probabilidade de serem esquecidas rapidamente. Muitas vezes, apresentamos aos alunos conteúdos com a mesma qualidade desconcertante e sem sentido que a lista de sílabas acima. É a partir de práticas dessa natureza que muitos alunos descobrem que boa parte do curriculo escolar não sentido para eles. Desse modo a educação não alcança os objetivos propostos, tornando-se uma tentativa morta que não possui significado pessoal. Uma aprendizagem desse tipo envolve apenas a MENTE, é uma aprendizagem que se processa "do pescoço para cima". Não envolve sentimentos ou significados pessoais, não tem muita relevância para a pessoa integral.
Em contraste é possível uma aprendizagem significante, cheia de sentido experiencial. Quando um bebê começa a engatinhar e toca um objeto quente, aprende por si só que tal temperatura dói , queima e futuramente não tocará mais em objetos quentes.Tenho certeza que essa criança incorporou essa aprendizagem de maneira significante.Portanto, ela não será esquecida tão cedo.Outra situação de aprendizagem significante pode mencionada, quando uma criança começa a trabalhar com os números e de repente descobre por meio de blocos lógicos que dois e mais dois são quatro. Outro dia descobre que leu uma história impressa em quadrinhos ou um conto de aventura e a partir disso entendeu que as palavras têm um poder mágico que a conduz para outro mundo. Ela agora realmente aprendeu a ler. Veja que deixada aos seus próprios recursos, a criança aprende rapidamente, por meios que tão cedo  não esquecerá e de uma maneira que possui um significado altamente prático para ela e, isso tudo pode se perder se for "ensinada"de modo que envolva somente o intelecto.

PENSAMENTO FINAL: A educação tradicionalmente imaginou a aprendizagem como um tipo ordenado de atividade cognitiva, pertencente ao lado esquerdo do cérebro, sem nenhuma relação com as sensações e sentimentos.

AUTOR: Profhonorio

domingo, 30 de outubro de 2011

O homem e seu destino.

Dizia certo sábio, que os homens primitivos eram dotados de tolerância. Toleravam as dificuldades que a natureza impunha, as suas incertezas e, até mesmo a escuridão das noites de inverno.
Hoje, não se tem mais esses mesmos homens. Ao longo dos milhares de anos, esta espécie passou por profundas mudanças. Várias delas registradas não somente nas células somáticas do corpo, mas no patrimônio genético: DNA do gametas. Agora, o que não sabemos é se tais mutações serão favoráveis ou não às gerações futuras.Porém de uma coisa temos certeza: o que foi registrado no DNA dos nosso gametas, será sem sombra de dúvida,transmitido para  os homens que ainda estão por vir.
E como serão então os nosso sucessores? Você já percebeu quanta mudança têm ocorrido nos embriões humanos? Talvez a correria de hoje, tenha nos atrapalhado um pouco, e por várias vezes passamos desapercebidos das monstruosidades que vêm nos afetando. Elas não estão só no plano físico, mas também nas dimensões afetiva, motora e psicológica. Nos deparamos muitas vezes com pessoas do nosso convívio que são extremamente intoleráveis,egoistas e, por assim serem, sofrem muito para conciliar qualidade de vida e trabalho.
Fica então os questionamentos: para onde estamos indo? Onde queremos chegar? Onde se encontra a solução para tantas barbáries humanas? A resposta a tudo isso está em aceitar a BIODIVERSIDADE. Permitir que cada DEMO( pessoa),com os trilhões de formas vivas do planeta se entendam, harmonizem-se,reconheçam seus verdadeiros habitats. Claro que para isso é necessário ter aqueles que sem maldade alguma, consigam conduzir os vivos humanos desorientados, visto que estes são os que mais desequilibram o pouco de harmônia natural que ainda existe. Harmonia esta, que a geração de rede tanto suplica neste século.
 Vamos então fazer  poesia sobre o que ainda existe de bom neste lindo planeta e, com sons de flautas, amolecermos os corações e mentes das nossas crianças, jovens, adutos e anciões. Isso não é receita, mas uma proposta de responsabilidade para os homens que veem com olhos de Deus a criação que nos foi confiada.

Autor: Profhonorio.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Programa SPE

O Programa  Saúde e Prevenção na Escola é um instrumento que auxilia a prática do professor nas mais diversas situações do cotidiano. Dentre os vários  objetivos do mesmo, pode-se destacar o de AÇÕES PREVENTIVAS contra o tabagismo, alcoolismo,drogas, reconhecimento de gênero,gravidez precoce,sexualidade e saúde ambiental.
A EEM Tomé Gomes dos Santo vem realizando ações que permitem ao aluno a aquisição de atitudes humanas necessárias à convivência em sociedade. Veja  algumas fotos e o cronograma das ações/2011.







sábado, 22 de outubro de 2011

Um espaço feliz




Olá   turma!  Esta fotos representam um pouquinho do que é felicidade. Vejam quanta  espontaneidade  da Ana Beatriz. Linda sobrinha. O  mundo  é uma conquista  daqueles que  sabem  explorá-lo  se ma intenção  egoísta. esta  é  a frase dessa  equipe.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Eu sou...

Aquele que não permite o sofrimento, mas quando ele chega, consegue driblá-lo;
Aquele que não possui muito dinheiro, mas administra muito bem o que ganha;
Aquele que pensa certo, porém aceita o equívoco;
O que não sei, tentando encontrar um conceito para mim;
Um ser, que de vez  enquando não se reconhece como tal;
Não sou quase nada, mas me vejo diante do espelho;
Eu sou, eu sou eu. Enfim, eu sou igual e diferente de vocês.
Autor: Eu.

FLAC - Feira de Leitura e Arte do Conhecimento

Os alunos da EEM Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti, Ceará, realizaram a VII FLAC cujo tema era: Disseminando saberes. Foram expostos vários trabalhos nas áreas de Linguagens , Ciencias da Natureza, Matemática e Ciencias Ambientais. Veja algumas fotos.