terça-feira, 1 de novembro de 2011

PROCEDIMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS


1-A AULA EXPOSITIVA PODE TER DUAS DIREÇÕES DIDÁTICAS:

EXPOSIÇÃO DOGMÁTICA-  O professor expõem o assunto de maneira unilateral sem permitir a intervenção do aluno. Nesse tipo de aula, o aluno não pode contestar o assunto exposto, fazer  inferências ou acrescentar informações. ALUNO PASSIVO.

EXPOSIÇÃO DIALOGADA- O professor inicia a apresentação do assunto e usa algumas perguntas ou expõem dúvidas como pretexto à participação do aluno. Nesse procedimento didático, acontece discussão, diálogo, contestação e pesquisa. ALUNO ATIVO.

2-SITUAÇÕES EM QUE O MÉTODO DA EXPOSIÇÃO É MAIS CONVENIENTE
ü  Transmissão de informações essenciais sobre determinado assunto e estrutura lógicas como assuntos de matemática.
ü  Apresentação de um novo assunto por meio dos seus conceitos. Visão global.
ü  Síntese de um assunto já trabalhado – visão sintética.

3-CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA SEGUNDO O PROFESSOR LUIZ ALVES MATTOS – Livro: sumário de didática geral.
ü  O professor tem perfeito domínio e segurança do assunto
ü  Exatidão e objetividade dos dados
ü  Discriminação clara entre o que é essencial e o que é secundário
ü  Organicidade do assunto: canais de diálogo de um subtema com outro  e forma lógica como o assunto se desenvolve.
ü  Linguagem clara, correta e expressiva
ü  Conclusões e aplicações             

4-PARA PLANEJAR UMA AULA EXPOSITIVA O PROFESSOR DEVE
ü  Definir os objetivos com clareza
ü  Selecionar as informações que pretende apresentar (ver tempo necessário)
ü  Elaborar um sumário com as informações essenciais distribuindo -  no tempo necessário
ü  Selecionar exemplos adequados e esclarecedores
ü  Prever os materiais e recursos audiovisuais necessários

5-PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS, SUGERE –SE QUE O PROFESSOR
ü  Apresente, inicialmente, o assunto que irá ser abordado durante a exposição(o  tema do mesmo deve estar no sumário)
ü  Mobilize os conhecimentos prévios dos alunos, ou seja, faça link com o conteúdo anterior
ü  Estabeleça um clima agradável entre os participantes e mantenha a atenção dos mesmos
ü  Seja objetivo e preciso na exposição; administre a participação sua e do aluno; fale de forma clara e entusiasmado, usando alguns gestos e um bom tom de voz
ü  Destaque em cartaz ou no quadro as ideias mais importantes
ü  Dê exemplos esclarecedores. Se possível , que tenham relação com as experiências dos alunos
ü  Estimule a participação através de perguntas, diálogo, debate rápido, dúvidas e exemplos
ü  Intercale a exposição com alguma questão quando achar oportuno
ü  Use humor quando achar oportuno
ü  Conclua o assunto dando ênfase à ideia  principal.




 Material produzido a partir da exibição de um  vídeo, elaborado por Fabrício Secchin e  ideias de Maria Montessori

Nenhum comentário:

Postar um comentário