1-A AULA EXPOSITIVA PODE TER DUAS DIREÇÕES DIDÁTICAS:
EXPOSIÇÃO DOGMÁTICA- O professor expõem o assunto de maneira unilateral sem permitir a intervenção do aluno. Nesse tipo de aula, o aluno não pode contestar o assunto exposto, fazer inferências ou acrescentar informações. ALUNO PASSIVO.
EXPOSIÇÃO DIALOGADA- O professor inicia a apresentação do assunto e usa algumas perguntas ou expõem dúvidas como pretexto à participação do aluno. Nesse procedimento didático, acontece discussão, diálogo, contestação e pesquisa. ALUNO ATIVO.
2-SITUAÇÕES EM QUE O MÉTODO DA EXPOSIÇÃO É MAIS CONVENIENTE
ü Transmissão de informações essenciais sobre determinado assunto e estrutura lógicas como assuntos de matemática.
ü Apresentação de um novo assunto por meio dos seus conceitos. Visão global.
ü Síntese de um assunto já trabalhado – visão sintética.
3-CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA SEGUNDO O PROFESSOR LUIZ ALVES MATTOS – Livro: sumário de didática geral.
ü O professor tem perfeito domínio e segurança do assunto
ü Exatidão e objetividade dos dados
ü Discriminação clara entre o que é essencial e o que é secundário
ü Organicidade do assunto: canais de diálogo de um subtema com outro e forma lógica como o assunto se desenvolve.
ü Linguagem clara, correta e expressiva
ü Conclusões e aplicações
4-PARA PLANEJAR UMA AULA EXPOSITIVA O PROFESSOR DEVE
ü Definir os objetivos com clareza
ü Selecionar as informações que pretende apresentar (ver tempo necessário)
ü Elaborar um sumário com as informações essenciais distribuindo - no tempo necessário
ü Selecionar exemplos adequados e esclarecedores
ü Prever os materiais e recursos audiovisuais necessários
5-PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS, SUGERE –SE QUE O PROFESSOR
ü Apresente, inicialmente, o assunto que irá ser abordado durante a exposição(o tema do mesmo deve estar no sumário)
ü Mobilize os conhecimentos prévios dos alunos, ou seja, faça link com o conteúdo anterior
ü Estabeleça um clima agradável entre os participantes e mantenha a atenção dos mesmos
ü Seja objetivo e preciso na exposição; administre a participação sua e do aluno; fale de forma clara e entusiasmado, usando alguns gestos e um bom tom de voz
ü Destaque em cartaz ou no quadro as ideias mais importantes
ü Dê exemplos esclarecedores. Se possível , que tenham relação com as experiências dos alunos
ü Estimule a participação através de perguntas, diálogo, debate rápido, dúvidas e exemplos
ü Intercale a exposição com alguma questão quando achar oportuno
ü Use humor quando achar oportuno
ü Conclua o assunto dando ênfase à ideia principal.
Material produzido a partir da exibição de um vídeo, elaborado por Fabrício Secchin e ideias de Maria Montessori
Nenhum comentário:
Postar um comentário